A primeira esfiha a gente nunca esquece…

Boa noite amigos!!!
FIFAFRIDAY hoje, o pessoal ainda está se divertindo na “garagem”, pois é, aproveitaram o tempo bom e colocaram o jogo lá fora de novo…
Hoje fiz uma receita, que sempre tive um certo receio de fazer, tanto pela questão de “como” moldá-los e também “como” preparar o recheio. Esfiha foi o que eu fiz hoje, eu faltei justamente na aula de esfiha, e agora na hora de fazer, teve que ser mais no instinto do que na tecnica…
Mas deu certo, a primeiras sairam um pouco engraçadas, com formato um pouco diferente de um triangulo, hehehe, mas depois foi melhorando e ficando mais bonitinhos. A massa é a mesma de sempre, do doguinho e do hamburgão que eu já fiz anteriormente.
E o Vinícius, mais conhecido como “Pipoca” nos trouxe uma bebida especial, “Tubaína retrô”, gente que delícia, tubaína long neck, com tampinha que abre girando com as mãos… hahaha… Mas o melhor é sabor, lembra aquela tubaína de bar que a gente tomava quando era criança… Nostalgia… hehehe
Bom, vamos as fotos e à receita… hummm…


ESFIHA DE CARNE  (Receita da massa aqui)
Ingredientes Recheio
– 1 kg de patinho moido
– 1 1/2 cebola picadinha
– 6 tomates pequenos ou 4 médios picados e sem semente
– Cheiro-verde picadinho a gosto
– Suco de 2 limões
– 1 colher (sopa) pimenta síria
– 1 pitada de pimenta do reino branca moida na hora
– Sal quanto baste (+- 2 colheres de chá)

Modo de preparo
Prepare o recheio pelo menos três horas antes de começar a fazer a massa. Misture bem todos os ingredientes, de forma que eles fiquem completamente agregados. 
Depois coloque a carne em uma peneira, sobre um recipiente fundo. Cubra de deixe na geladeira até a hora de usar. Esse processo é para que a carne não fique úmida demais, evitando que a massa se abra no forno e também, para que a carne pegue bem todos os temperos e “cozinhe” um pouco com o limão.
Leve para assar em forno médio, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Tive duas dificuldades nessa receita, o moldar e fechar as esfihas, então as primeiras sairam um pouco estranhas, uns triangulos pontudos, hahaha, mas é fazendo que se aprende, né?!! 
E também na questão do sal no recheio. Como não como carne crua, nem em tabule, foi um pouco a olho, mas olha que acertei, ficou na medida, ufa!
Bem, tentem fazer, para muitos fazer esfiha é “fichinha”, eu tive algumas dificuldades, mas da proxima vez já vou estar “craque”, hehehe. O importante é não ter medo de tentar e isso eu não tenho, vou tentando, errando, até acertar. E isso não só na cozinha, mas pra vida também…
Um ótimo final de semana a todos!!!
Beijos, beijos, beijosss…
Anúncios

4 respostas em “A primeira esfiha a gente nunca esquece…

  1. Oi!! Adorei seu blog, achei as receitas tão práticas e com tanto capricho!!
    Aqui em casa também tem noite de FIFA, os meninos chamam de Fifou…hauahuahau
    Amei essa esfiha,parece tão gostosa e fofinha!!rs vou fazer aqui também, só espero que não virem uma bola ao invés de triângulo!
    Beijokas!!

  2. Oi Mary!
    Nossa que legal que aí tb tem noite de FIFA, aqui é toda sexta-feira, é uma bagunça só, o pessoal se diverte muuuitooo…
    Que bom que você gostou da receita, testa aí sim, a massa é ótima, fica bom para qualquer salgado assado que você vá fazer.
    Depois me conta se deu certo!
    Beijoss…

  3. Oi, tudo bem? Minha tia avó era libanesa e com ela aprendi a fazer esfirra. Para fechar ela beliscava as pontas do círculo em três lugares. Ficava o meio com um buraquinho por onde se podia ver o recheio. No forno quente esse recheio fervia e cozinhava ficando uma maravilha. Da mesma forma ela fazia a esfirra aberta. Colocava uma colherada do recheio no meio do círculo de massa e regava com um pouco de azeite. Aí ia para o forno. Delícia!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s