Semana friiiaaa… Um missoshiru pra esquentar!!!

Olá pessoal!!! Boa noite!!!

Ta um frioooozinhooo essa semana, pelo jeito o inverno chegou mais cedo esse ano…

Pra esquentar, eu que sou “japonesinha”, fiz um missoshiru, coisa que eu AMOOO!!! Eu preparei um bem completo, com bastante legumes, missoshiru não é uma coisa que você consegue passar uma “receita” certinha, você tem um leque de opções para preparar o seu. O missoshiru é uma das sopas japonesas mais conhecidas, a versão clássica ou mais básica é feita com tofu e cebolinha, mas pode ser feita com vegetais, cogumelos, frutos do mar, algas, etc.

A palavra missoshiru significa caldo de soja fermentada, onde missô significa “soja fermentada” e shiru, “caldo”. Existem centenas de variedades de missô em todo o Japão, que podem ser classificadas pela cor (vermelha, branca ou cores claras), sabor (doce, adocicado ou salgado) e as diferentes combinações de ingredientes (soja com arroz, soja com trigo ou somente a soja), sempre tendo a soja como base. No Brasil consumimos mais a versão salgada.

Uma colher de sopa de missô (19 g), contém cerca de 30 kcal, 2g de carboidratos e proteínas e cerca de 15mg de cálcio. Estão presentes também as vitaminas E, B2, B12 e enzimas que auxiliam na digestão, além de todos os nutrientes inerentes à soja. Viu só, quantos benefícios!!!

Além de todos esses benefícios, pesquisas científicas sobre o missô, comprovam que existem vários efeitos positivos para quem consome uma porção diariamente (No Japão, o missoshiru é consumido diariamente, esteja frio ou calor). Esses efeitos são: prevenção do câncer do estômago e de doenças gástricas, prevenção do envelhecimento, aceleração do metabolismo, eliminação das toxinas encontradas no corpo e proteção contra os males do cigarro. Tudo isso é muito bom para os japoneses, já que existe um alto índice de pessoas com câncer de estomago e tabagismo no Japão.

Bem, historinha contada, vamos a receita do missoshiru que preparei hoje. Segue as fotos e abaixo a receita.


MISSOSHIRU

Ingredientes

– ½ macinho de cebolinha picada
– ½ cebola cortada ao meio e picada bem fininha em tiras
– ½ cenoura cortada bem fininha
– 2 ovos levemente batidos
– ½ tofu picado
– 1 porção de acelga picada (+ ou – 3 folhas)
– 1 porção pequena de moyashi (broto de feijão)
– ½ pacote de hondashi (tempero de peixe)
– 2 colheres (sopa) de misso
– 1 litro de água



Modo de preparo

Coloque a água em uma panela, quando ferver acrescente o tempero hondashi. 

Depois acrescente a cebola, cenoura, acelga e o moyashi. Deixe cozinhar por alguns minutos.

Quando os legumes estiverem quase cozidos, abaixe o fogo, pegue uma escumadeira e dissolva o misso com um garfo (como mostra a foto acima). Você pode dissolver o missô em água quente a parte e adicionar, mas eu acho mais prático assim.

Misture bem e aumente o fogo, acrescente o tofu e os ovos. Assim que colocar os ovos, espere alguns minutinhos antes de mexer, para que o ovo cozinhe no caldo. O ideal não é deixar que os ovos fiquem em pedaços grandes, é gostoso que ele se solte um pouco, mas não pode mexer de imediato, senão ele dissolve completamente no caldo e você nem o vê depois.

Deixe ferver um pouquinho, desligue o fogo e sirva de imediato. Na minha opinião, missoshiru é gostoso comer assim que fica pronto, bem quente.

Como disse eu amo missoshiru, não é todo mundo que gosta, mas quem quiser experimentar… Você pode colocar algas desidratadas também, fica uma delícia. E se preferir fazer com menos ingredientes também, fica a critério de cada um. Eu gosto de fazer também, apenas com cebola, ovos e cebolinha, que fica só um caldinho. Bom demais!!!

Espero que gostem…

Beijosss…

Anúncios

4 respostas em “Semana friiiaaa… Um missoshiru pra esquentar!!!

  1. Oi Elaine!!! Saudades!!!
    Fico muito orgulhosa quando vejo você postar essas delícias…
    Não foi á toa que você ficou nota O (ótimo) no final do curso.Achou que fosse 0 (zero) né? rsrsrrs. Continue assim e conte comigo sempre para o que precisar, afinal, como eu disse no ultimo dia de aula… a partir de agora temos um laço eterno… que seja assim para sempre!!! Um beijo grande
    Fique com Deus
    Não some ok?
    Bjo Bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s